De forma simples, as doenças reumáticas são divididas em 5 grupos, sendo a dor articular o sintoma principal desta especialidade médica. Vamos explicar com detalhes cada um destes grupos e os principais sintomas que podem acontecer. Caso você se identifique com alguns dos perfis que iremos mostrar, é indicado procurar um reumatologista.
1. Artropatias
O principal sintoma deste grupo é dor nas articulações ou dor nas juntas : mãos, pés, punhos, joelhos, tornozelos, ombros, quadril. Esta dor pode ser uma dor aguda ou crônica, acometendo apenas uma, algumas ou várias articulações. Algumas das doenças podem levar a deformidades nas articulações, edema (“inchaço”), aumento de temperatura e eritema (“vermelhidão”), limitando a movimentação das articulações. Estas dores podem ser acompanhadas por outros sintomas, como febre, fadiga, cansaço, entre outros sintomas.
As principais doenças do grupo são listadas abaixo:
- Artrite reumatóide
- Artrite séptica/piogênica
- Artropatia reacional
- Artrite psoriásica (relacionada a psoríase)
- Artrite enteropática (relacionada a doença inflamatória intestinal, como doença de crohn e retocolite ulcerativa)
- Artrite idiopática juvenil
- Gota
- Artrites por deposição de cristal (pirofosfato de cálcio, hidroxiapatita, colesterol, etc)
- Osteoartrite ( artrose de quadril, joelho, mãos, ombros)
- Transtornos na rótula ( patela )
- Deformidades adquiridas nos membros
- Transtorno nas estruturas internas do joelho
- Chikungunya
2. Doenças sistêmicas do tecido conjuntivo
As doenças sistêmicas do tecido conjuntivo são doenças autoimunes, ou seja, os anticorpos e células produzidas pelo próprio corpo começam a atacar estruturas saudáveis como o tecido conjuntivo, que dá estrutura às articulações, tendões, vasos sanguíneos e ligamentos. Porém, estes tecidos, estão presentes em praticamente todo o corpo humano, levando a manifestações diversas neste grupo de doenças, tais como dores nas articulações, diversas lesões de pele, perda de força nos músculos, acometimento de órgãos internos (exemplo: rim, pulmão, coração, sistema nervoso), vasos sanguíneos, glândulas, entre outros . As principais patologias deste grupo são:
- Lúpus eritematosos sistêmico
- Vasculites ( exemplos: poliarterite nodosa, granulomatose com poliangeíte, granulomatose eosinofílica, poliangeíte microscópica)
- Polimiosite e dermatomiosite
- Esclerose Sistêmica
- Doença Mista do Tecido Conjuntivo
- Síndrome de Sjogren
- Síndrome do anticorpo antifosfolípede
3. Dorsopatias ou Doenças da Coluna Vertebral
Neste grupo estão inclusas as doenças ou disfunções da coluna vertebral, cujo os principais sintomas são dores na coluna, que pode ou não irradiar para as pernas ou outros locais, e deformidades. Estas doenças podem ser degenerativas, resultado do “desgaste” das articulações da coluna, ou doenças autoimunes e autoinflamatórias, como as espondiloartrites. As principais patologias deste grupo são:
- Cifose e lordose
- Escoliose
- Osteocondrose da coluna (degeneração da coluna)
- Artrose de coluna
- Doenças do disco intervertebral (como hérnia de disco e lombociatalgia)
- Espondiloartrites / Espondilite anquilosante
- Dor inespecífica na coluna
4. Doenças de partes moles
Aqui estão inclusas doenças que causam dor em estruturas próximas às articulações, ou seja, estruturas periarticulares como tendões, bursas, ênteses, sinóvia e músculos. São dores geralmente agudas, mas que podem cronificar. Geralmente pioram com o movimento e o esforço, localizando-se principalmente em ombros, joelhos, cotovelos, punhos e pés. Seus principais representantes são:
- Tendinites
- Bursites
- Sinovites
- Entesites
- Calcificação de estruturas periarticulares
- Lesão por esforço repetitivo (LER)
- Dedo em gatilho
5. Osteopatias e contropatias
Este grupo de doenças se refere àquelas que afetam a densidade e estrutura dos ossos, formação e manutenção da cartilagem, além de infecções e outroas danos a estas estruturas. Podem ser de origem genéticas ou adquiridas e muitas delas são doenças silenciosas, podendo ser a fratura de osso sua primeira manifestação em alguns casos. Os principais ossos envolvidos são coluna, fêmur, bacia, rádio e úmero. O dianóstico é feito por exames de imagem, como densitometria óssea e ressonância magnética, além do auxílio de alguns exames de sangue. As mais relevantes doenças deste grupo são:
- Osteoporose
- Osteopenia
- Osteomalácia
- Osteomielite
- Osteonecrose
- Doença de Paget
- Osteocondrose e osteocondropatias
Estou com estes sintomas e alguns dos meus exames sugerem estas doenças. O que devo fazer ?
Procure um reumatologista! Um grande desafio na área da reumatologia é o desconhecimento por parte da população da especialidade e entender quais doenças ela trata. É comum o relato de ter passado por vários médicos sem diagnóstico ou apenas sendo prescrito remédios que resolvem os sintomas temporariamente, mas não tratam a doença. E mais importante: se algum médico lhe recomendou procurar um reumatologista, procure! Não deixe para depois. Muitas destas doenças, se tratadas adequadamente e precocemente, podem não apresentar sequelas. Por outro lado, em caso de doenças de longos anos sem tratamento, há a presença de sequelas irreversíveis.
A Dra Bruna Santos é médica reumatologista em Teresina e está pronta para receber você, sanar suas dúvidas e tratar suas dores, para que você possa recuperar sua qualidade de vida. Agende sua consulta presencial ou online pelo telefone (86) 3221-3062 e Whatsapp (86) 99842-9730. Entre na sessão “Contato” deste site para mais informações.
Saiba mais sobre doenças reumatológicas acessando:
Fibromialgia: https://reumatologistateresina.com.br/fibromialgia/
Chikungunya: https://reumatologistateresina.com.br/febre-chikungunya/
Reumatologistas : enxergam o todo: https://www.reumatologia.org.br/videos/reumatologistas-enxergam-o-todo/